domingo, 29 de maio de 2011

Esperança e conforto

Esperança e conforto são elementos fundamentais para enfrentarmos os vários conflitos que experimentamos no dia a dia. No entanto é necessário que ao buscarmos estes elementos essenciais para nossa vida, estejamos conscientes de que estamos buscando na fonte certa. Não há nada mais decepcionante do que se alimentar uma esperança vazia. Ainda mais quando experimentamos situações ou momentos de adversidades. 
Inúmeras pessoas experimentam pressão e opressão de várias formas. Algumas chegam a ser fatais, levando alguns indivíduos até mesmo à morte. Esta semana um amigo estava compartilhando comigo o caso de uma mulher que havia cometido suicídio. Em situações como esta, chegamos a nos perguntar; O que levaria uma pessoa a cometer tal ato insano? 
Algo que é característico do ser humano é o fato de que sobre qualquer assunto que surja em nosso meio as indagações contam com as mais diversas respostas. É comum ouvirmos ditados populares tais como; “religião e política não se discute”; “de médico e louco todo mundo tem um pouco”, e outros semelhantes que mostram o fato de que todo mundo possui alguma opinião sobre qualquer assunto. Até mesmo em questões difíceis, que se relacionam com os sentimentos e até a própria alma das pessoas surgem as mais variadas respostas às indagações que se costumam fazer. Mas, qual a melhor maneira de se abordar questões que se relacionam com a alma do ser humano? Neste aspecto só há uma maneira % segura de abordar a questão. De fato surgiram vários personagens na história que se propuseram estudar a alma do homem, e isto através do comportamento (exterior) das pessoas. Aqui cabe mais uma indagação: Quem de fato conhece verdadeiramente a alma do ser humano? Ninguém conhece tão bem nossa alma como nosso Criador; o próprio Deus. E ele nos fornece informações em abundância, informações estas que se captadas com atenção são úteis e suficientes para lidar com toda e qualquer situação que porventura venhamos enfrentar (II Tm, 3.16,17). E a ferramenta que ele (Deus) nos concedeu para tratarmos destas questões é carregada de poder. Seu próprio poder, pois é sua Palavra, a Escritura Sagrada. Como diz em Hebreus 4.12- Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
É com base nesta verdade, que é um ensinamento sólido em toda a Escritura Sagrada, que a igreja desenvolve um ministério excelente no que diz respeito à ajuda a pessoas que enfrentam diversos problemas, especialmente problemas que se relacionam com a alma do indivíduo. É o ministério do aconselhamento cristão. A igreja tem se colocado como instrumento de Deus para a realização deste ministério.
Abrimos aqui um espaço para você que porventura enfrenta algum (uns) problema (as) e esteja precisando de auxilio.  
Na verdade somos apenas instrumento daquele que é o conselheiro e consolador por excelência; o Espírito Santo.
Deus te abençoe!

Antonio Luis – Pr.

Construindo sobre a rocha

Construindo sobre a rocha

Mas quem ouve estas minhas palavras e não as praticam é como o insensato que construiu a sua casa sobre a areia Mateus, 7.26

Estas palavras de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo não é desconhecida da maioria dos cristãos, no entanto, como as que vêm em seguida, são palavras ignoradas pela maioria dos membros de nossas igrejas. Nesta passagem (Mateus, 7.24-27)  Jesus ilustra como será a vida de uma pessoa dependendo da atitude que esta tenha para com a sua Palavra. Se alguém ouve suas palavras a as pratica, tal pessoa terá um coração inabalável diante das adversidades da vida. Por outro lado, se alguém ouve suas palavras, mas não as pratica, esta pessoa terá um coração fragilizado e impotente para enfrentar os dissabores que esta vida apresenta a todos os indivíduos que passam por este mundo.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande sua queda. Mt. 7.27
As tempestades da vida não deixam de investir contra nossa casa; Às vezes é um problema financeiro, de relacionamento, saúde ou mesmo uma crise espiritual. Coisas estas que são comuns a todo ser humano, mas apenas aquele que ouve e põe em prática a Palavra de Deus poderá superar estes problemas sem prejuízos. Estas pessoas não se deixam abater diante de tais situações, pois sabem muito bem quem estar ao seu lado para defendê-las e sustentá-las diante de quaisquer circunstâncias: Jesus, o bom Pastor.

Antonio Luis - Pr.

Meu lugar de refúgio


 
Meu lugar de refúgio

E será aquele varão como um esconderijo contra o vento, e um refugio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta. Is. 32.2

Vivemos em um mundo pervertido onde enfrentamos constantemente um exercito de tristezas e problemas. Grande parte de nossa vida é gasta em chorar os males presentes e passados ou em temer os que ainda estão no futuro. Ora, existe um firme alicerce de paz e segurança para aqueles que experimentam tais aflições em favor de outros, ou que, pessoalmente, enfrentam tais perigos. Jesus Cristo é um refúgio em qualquer situação. Ele comprometeu-se a amparar todos aqueles que O temem, contanto que O busquem. Aqueles que estão aflitos e na tormenta do medo, se vierem a Jesus Cristo, serão libertados dos seus temores, pois Ele tem prometido protegê-los. Ele nos ensina a não sermos temerosos (Mt. 10.31; Jo. 14.1).  O Senhor Jesus comprometeu-se em aliviar os fardos pesados daqueles que forem até Ele. Disse o Senhor; venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso (Mt. 11.28). Ele comprometeu-se também em nos guiar até o Pai (Jo.14.6), e todo aquele que se achega a Jesus de modo algum será rejeitado muito pelo contrário terá a vida eterna e a garantia de que ninguém conseguirá destruir-la ou tirá-la das mãos de Deus.
Antonio Luis, Pr.