quinta-feira, 29 de março de 2012

Incredulidade religiosa

Romanos, 10:1-21
A incredulidade de Israel leva-o a rejeição da justiça divina

Neste capitulo o apóstolo discorre acerca da incredulidade de Israel. Este rejeita a justiça de Deus, o que o leva a ser rejeitado por Deus. Em outras palavras; os israelitas são rejeitados por causa de sua própria rebeldia (10.21).
Desde o capitulo nove Paulo passa a falar acerca de Israel, expressando seu sentimento de solidariedade e amor à sua nação; “seus irmãos, os de sua raça” [9.3 – NVI].
O apóstolo sente grande tristeza e constante angustia em seu coração (9.2) por causa da incredulidade de seu povo. No entanto, embora destaque o fato da soberania de Deus na salvação ou eleição, Paulo faz questão de destacar que os judeus são total e completamente responsáveis por sua rejeição.
No capitulo dez o apóstolo inicia esclarecendo a causa da rejeição. Os judeus, procurando estabelecer sua própria justiça, pretendendo ser justificados pela prática ou observância da lei, rejeitaram a justiça de Deus, a qual só pode ser alcançada por meio da fé em Jesus Cristo (10.3). “O fim da lei (o alvo, ou cumprimento) é Cristo, para justificação de todo aquele que crê” (10.4). Argumentando a parti da própria lei, ou das palavras do próprio Moisés acerca da lei (10.5), Paulo mostra que a verdadeira justiça de Deus só pode ser alcançada por meio da fé em Cristo Jesus. Pois, como diz a Escritura, “todo o que nele confia jamais será envergonhado” (10.11). Portanto, “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (10.13). No entanto, para que possam invocar o nome do Senhor, é necessário que ouçam a proclamação de sua palavra (a pregação do evangelho), pois, de outra forma, como poderão invocar alguém de quem nunca ouviram falar? (10.14,15). Mas não é este o caso de Israel. Não foi por falta de ouvir a pregação da Palavra de Deus que Israel “se perdeu pelo caminho” (10.18). O motivo da rejeição dos israelitas é o fato de que, apesar de eles terem ouvido a pregação (“pois a voz de Deus ressoou por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo”), não receberam a Palavra de Deus. Em outras palavras; não creram. Essa atitude de incredulidade é claramente vista como rebeldia para com Deus (10.21).
Portanto, a justiça de Deus, que é revelada e alcançada na pessoa de Cristo, precisa ser acolhida por todo aquele que almeja aproximar-se de Deus. Esta justiça de Deus (justificação) pode ser alcançada somente por meio da fé em Cristo, e esta fé vem às pessoas mediante a pregação do evangelho. Portanto, é necessário que nos empenhemos para que este evangelho seja proclamado, através de nossa própria vida e por meio daqueles que são enviados pela igreja (missionários). Por fim, precisamos destacar também o fato de que, o simples ato de ouvir a Palavra não justifica ninguém diante de Deus. É necessário que se creia nesta Palavra (o evangelho), apropriando-se de sua verdade, para que se possa experimentar a verdadeira justiça de Deus, a vida eterna na pessoa de Jesus Cristo.

Antonio Luis

Nenhum comentário:

Postar um comentário