segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

É preciso Nascer de Novo

Um tema bem conhecido dos cristãos é a regeneração operada pelo espírito Santo no coração do homem através da Palavra de Deus. Nos deparamos com esse ensino em várias passagens da Bíblia, especialmente em João 3.1-8. (conf. 1.12,13).
Encontramos ali o episódio em que um dos principais líderes dos judeus (Nicodemos), foi encontrar-se com Jesus, à noite. Talvez ele quisesse evitar ser visto conversando com alguém que era rejeitado pela maioria, especialmente pelas autoridades religiosas, ou talvez ele só quisesse ter uma conversa mais prolongada com aquele que durante o dia vivia cercado pelas multidões. De uma forma ou de outra, o fato é que Nicodemos, ao encontrar-se com Jesus, declarou: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele” [João 3.2]. É interessante notarmos nesta declaração de Nicodemos que este entende e acredita que Jesus é enviado da parte de Deus. No entanto podemos verificar, pelo dialogo que se segue, que o problema do homem está relacionado a uma realidade com a qual ele não estar tão acostumado. O homem necessita de uma intervenção sobrenatural em sua vida para que ele possa desfrutar a presença de Deus. Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus [3.3]. Não é apenas mera transformação. É necessário nascer de novo. Nicodemos, como muitas pessoas em nossos dias, não entendeu o significado desta declaração de Jesus, pois não estava familiarizado com a obra e propósitos de Deus. Como pode um homem nascer sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez [João, 3.4]? Uma mente presa nas coisas materiais não compreenderá as coisas espirituais. Nicodemos não está atinando para as obras de Deus. É necessário que Jesus explique o “fenômeno”. Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito [3.5,6]. Por isso é preciso que o homem experimente um novo nascimento, de outra forma ele nunca poderá ver nem entrar no Reino de Deus [v.7]. 
Este novo nascimento é sobrenatural, misterioso. É obra do Espírito Santo, e a mente humana não tem capacidade de compreender e explicar tal experiência. Ouvimos e sentimos o soprar do vento, mas não podemos saber de onde ele vem nem para onde vai [v.8]. Está além de nossa compreensão. Da mesma forma acontece na obra do Espírito no novo nascimento. No entanto, embora não possamos compreender exaustivamente a obra do Espírito Santo no novo nascimento, podemos receber ou desfrutar esta obra maravilhosa. Mas, como se pode experimentar este novo nascimento? O que significa?
 Em João 1.12,13 o apóstolo diz que Jesus veio para o que era seu e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem em seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
Como pudemos ver, esse novo nascimento acontece com a pessoa quando esta recebe a Jesus. O versículo 13 enfatiza bem o novo nascimento; a pessoa que recebe a cristo, pela fé, experimenta um tipo de nascimento diferente do nascimento natural. Um nascimento que não tem origem na vontade da carne, nem na vontade do homem, mas é um nascimento que procede do próprio Deus.
Mas Nicodemos continua sem compreender, e pergunta novamente; como pode ser isto? [3.9, NVI]. Como líder espiritual Nicodemos deveria entender as coisas espirituais. Como uma pessoa se dispõe em liderar outros espiritualmente se ela mesma não entende as questões espirituais? Como uma pessoa se dispõe em guiar outros à presença de Deus se ela mesma não sabe o caminho? Como pode alguém querer levar outros à vida eterna sem saber como fazê-lo?
É por isso que Jesus o censura [3.10]. Como pode uma pessoa que toma sobre si a incumbência de ensinar as coisas concernentes ao Reino de Deus a outros e não entende estas coisas?
O problema, no entanto, está mais relacionado à fé na Palavra de Jesus Cristo. A religiosidade e o simples fato de se conhecer os temas e doutrinas bíblicos não ajudam a resolver a questão. É necessário nascer do alto. É uma obra operada por Deus. É o próprio Espírito Santo que opera este novo nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário